31 de agosto: dia do nutricionista

Posted Posted by Adriele Melo in Comments 3 comentários




Predomina-se no imaginário coletivo a idéia errônea de que o nutricionista tem apenas o papel de prescrever dietas, sobretudo, para pessoas que estão acima do peso. Entretanto, muito além desse estereótipo, o profissional está presente em diversas iniciativas nas quais buscam a promoção e prevenção de inúmeras doenças, além de contribuírem na qualidade de vida e na segurança alimentar dos indivíduos/pacientes.

Enfim, o nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade, utilizando-se da Ciência Nutricional para interpretar fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.

Hoje, 31 de agosto, comemora-se o dia do nutricionista; data escolhida em virtude ao simbolismo da criação da então Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN - atual ASBRAN), na mesma data, no ano de 1949.

Ultimamente, a profissão tem tido uma expansão significativa; sendo assim, o nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores, como na Nutrição Clínica (Hospitais, Clínicas, Ambulatórios, Personal Diet, SPA’s, Bancos de Leite...); Alimentação Coletiva (Restaurantes comercias, Hotelaria, Serviços de Buffet, Alimentação Escolar...); Saúde Coletiva (Políticas e programas institucionais, Vigilância Sanitária...); Docência (Graduação, Pós-Graduação, Extensão; Pesquisa...); Nutrição Esportiva (Academias, Clubes esportivos...); Marketing na área de Alimentação e Nutrição (Atividades de marketing e Publicidade Científica); Indústria de Alimentos (desenvolvimentos de novos produtos, serviços de atendimento ao consumidor...).

Nutrição é Vida! E o que ela representa na vida das pessoas?

Segue alguns comentários feitos por estudantes de Nutrição da UFRB - CCS de qual o significado da nutrição em sua vida.

"Nunca imaginei que um dia estaria cursando nutrição. Assim como nunca imaginei que fosse gostar tanto! É maravilhoso ver a cada dia o quanto a nutrição faz parte da nossa vida. Quanto mais estudo mais vejo como a vida está relacionada totalmente à nutrição. Espero continuar assim apaixonada pela minha futura profissão".
(Larisa Janusic - 3º semestre)

"O ato de nutrir é o caminho mais estreito para alcançar o pleno estado de bem estar e vislumbramos na nutrição a ciência que norteia esses passos."
(Ademir Barreto - 8º semestre)

"Estudar nutrição é maravilhoso, mas como toda área de saúde é complicado. É um curso que aprendi a gostar neste 3º semestre e pude perceber o quão é interessante e importante conhecer o corpo humano. Ao contrário do que muitos pensam, ser nutricionista não é só prescrever dietas, conhecer de alimentos, mas, principalmente, saber compreender a necessidade do outro."
(Itanara de Oliveira - 3º semestre)

Assim, é por meio deste blog que deixamos nossa sincera homenagem aos profissionais que usam seu conhecimento para auiliar na alimentação e saúde humana.

Parabéns Nutricionista!

3 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Dia do Nutricionista para nós!! E parabéns pelo blog meninas!

Anônimo disse...

Parabéns a todos os nutricionistas!!

kakashi disse...

Parabéns pra eles e para as blogueiras também..

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!