Bolo para celíacos

Posted Posted by Daniela Sousa in Comments 3 comentários



Olá, caros leitores! Primeiro venho desculpar-me pela ausência no blog, mas algumas circunstâncias me impossibilitavam de comparecer aqui nas últimas semanas. A universidade da vida!

Ontem tive uma experiência que não podia deixar de compartilhar aqui. Pude fazer um experimento de elaboração de bolo sem glúten. Uma preparação importante para pessoas celíacas...


Algumas pessoas podem está se perguntando o porquê dessa importância para celíacos.
Bom, vamos entender melhor.
Doença celíaca é uma doença auto-imune caracterizada por lesão na mucosa intestinal provocada por uma incapacidade de digerir o glúten. Popularmente falando, é a intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada (TACC) que confere elasticidade e auxilia no crescimento de massas. Na verdade o que produz glúten é apenas o trigo, mas o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente celíaco são proteínas do glúten como a gliadina e glutenina que estão presentes nos TACCs. Dessa forma, estes pacientes ficam impossibilitados de ingerir preparações como pães, bolo, biscoitos, entre outras que possuírem estas proteínas.

O tratamento é uma dieta isenta de glúten por toda vida, porém os produtos são geralmente caros e difíceis de encontrar. Daí a importância de compartilhar a receita, pois amplia a acessibilidade desse tipo de produto para pacientes celíacos, pois é uma preparação de bolo sem farinha de trigo. Se não tem trigo, não possui glúten tornando assim, adequada aos pacientes. 

Pude preparar e degustar o bolo e deixo minha avaliação: tem aparência, sabor  e odor ótimos. Além de ser uma preparação rápida e fácil.

Segue abaixo a receita:
Ingredientes:
6 Ovo
50 g Coco ralado
100g Margarina
80g Chocolate
75g Açucar refinado
10g Fermento químico

Técnica de preparo
a) Bater todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento. A clara também pode ser batida, separadamente, em neve e depois adiciona à mistura.
b) Após bater no liquidificador, adicione o fermento. Misture e leve ao forno médio (180º).
Atenção: Na hora de untar a forma, faça-o apenas com óleo ou margarina. Não é permitido adicionar farinha de trigo para untar, pois o bolo tem que ser isento de trigo. 

É importante mensurar corretamente os ingredientes para que seja obtido um melhor resultado.
Ficam aqui meus agradecimentos e o de muitas pessoas, celíacas ou não, a essa ilustre pessoa que desenvolveu essa receita.
=]

3 comentários:

Karlla Queiroz disse...

ADOREI.

bj

Bia Oliveira disse...

Oi Dani,
obrigada pelo elogio :D
Também estou te seguindo.

Ah, já fiz uma receita de bolo sem glúten, na faculdade. Não ficou muito bom não, mas é realmente muito importante que criemos boas receitas com essa característica. Muitas pessoas são acometidas com essa doença, e isso não deveria ser motivo para estarem privadas de coisas tão gostosas :D
O meu bolo não ficou bom porque errei nas dosagens, mas já experimentei bolos do tipo maravilhosos!

Fica a dica para quem cozinha ou conhece pessoas celíacas!

Lana Angélica Braudes disse...

Olá Dani! Estou te seguindo! =)

Receitas sem glúten para celíacos devem ser divulgadas! Parabéns por essa iniciativa! =)
Muitos alimentos industrializados (bolos e biscoitos) são comercializados para quem não tem tolerância ao glúten, e os que eu provei são muito bons! =)

O Portal Nutrição em Foco também tem essa peocupação, por isso há nele várias receitinhas sem glúten! Depois confira!! =)

Beijos!

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!