Bolo para celíacos

Posted Posted by Daniela Sousa in Comments 3 comentários



Olá, caros leitores! Primeiro venho desculpar-me pela ausência no blog, mas algumas circunstâncias me impossibilitavam de comparecer aqui nas últimas semanas. A universidade da vida!

Ontem tive uma experiência que não podia deixar de compartilhar aqui. Pude fazer um experimento de elaboração de bolo sem glúten. Uma preparação importante para pessoas celíacas...


Algumas pessoas podem está se perguntando o porquê dessa importância para celíacos.
Bom, vamos entender melhor.
Doença celíaca é uma doença auto-imune caracterizada por lesão na mucosa intestinal provocada por uma incapacidade de digerir o glúten. Popularmente falando, é a intolerância ao glúten. O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada (TACC) que confere elasticidade e auxilia no crescimento de massas. Na verdade o que produz glúten é apenas o trigo, mas o prejudicial e tóxico ao intestino do paciente celíaco são proteínas do glúten como a gliadina e glutenina que estão presentes nos TACCs. Dessa forma, estes pacientes ficam impossibilitados de ingerir preparações como pães, bolo, biscoitos, entre outras que possuírem estas proteínas.

Cuidado com o que você lê!

Posted Posted by Daniela Sousa in Comments 10 comentários



Estava certo dia num supermercado e dei de cara com um livro com o seguinte título - Meu filho só come o que não presta: guia da alimentação infantil saudável. O livro é da autora Branca Sister (2007). O título pareceu interessante então resolvi comprar. Confesso que houve tamanha ansiedade pela leitura, pois o livro estava lacrado e não pude fazer aquela previa folheada. Enfim, cheguei em casa e pude ler... Foi uma leitura breve e decepcionante. Comentarei aqui alguns dos absurdos que pude constatar naquele livro. 
Vamos lá!

Branca Sister, a autora do citado livro, é formada em Administração de empresas com especialização em psicopedagogia e começou redigindo seu texto, justamente, falando "Não, não sou nutricionista... Sou apaixonada pela gastronomia."