A Falta de Fidedignidade na Rotulagem Nutricional

Posted Posted by Daniela Sousa in , Comments 0 comentários

As informações obrigatórias contidas nos rótulos têm a função de orientar o consumidor na hora de escolher um produto, no entanto a mensagem veiculada tem apresentado um caráter prioritariamente publicitário. São informações declaradas com pouca qualificação, não transparente que inviabiliza a compreensão pelos consumidores. Objetivo Principal: induzir a compra do produto. A falta de conhecimento de alguns consumidores permite que estes se deixem enganar por tais estratégias de venda. Um exemplo claro e comum acontece com o óleo vegetal (óleo que utilizamos diariamente). Alguns óleos apresentam em destaque a frase: “Sem colesterol”. Se no momento da compra o consumidor se depara com dois tipos de óleos sendo que um tem o “Sem colesterol” e o outro não tem a declaração, é natural  que ele opte pelo que, de acordo com a informação, não contém colesterol. Porém todo óleo de origem vegetal “NÃO CONTÉM COLESTEROL” o que torna a declaração de certa forma enganosa, pois induz a compra do produto através de uma característica natural do mesmo. Essas estratégias de marketing tem potencial desrespeito com o público que está sempre em busca de opções alimentares mais saudáveis baseados em dados do tipo "rico em fibras,"fortificado ou enriquecido" por algum nutriente e que na verdade ao comparar a tabela de informação nutricional percebemos a fidedignidade quanto aos teores informados, mas  como a leitura rótulos não é habitual pela maioria dos consumidores  a discrepância entre os dados passa despercebida. A fidedignidade na rotulagem dos alimentos pode constituir-se em comprometimento na saúde da população.

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