O poder da Vitamina C

Posted Posted by Daniela Sousa in , Comments 1 comentários



 Ainda é mito a eficácia da Vitamina C contra gripes e resfriados, mas tem de se reconhecer seus benefícios tanto na saúde quanto na estética. A forma ativa da Vitamina C é o ácido ascórbico, necessário para a produção de colágeno. O colágeno é quem sustenta as células e as mantém unidas. A falta desta proteína causa a diminuição de elasticidade da pele causando uma flacidez dos músculos e consequentemente aparece aquelas rugas e estrias indesejáveis.
Ele também ajuda na absorção do ferro obtidos da alimentação, pois reduz o ferro férrico, pouco absorvido pelo organismo, a ferro ferroso. Por isso recomenda-se comer uma fruta cítrica após a ingestão de alimentos fontes de ferro. Acredita-se que a Vitamina C pode prevenir o câncer e doenças cardiovasculares, devido seu papel antioxidante e é comprovado seu poder escorbútico. Porém dose excessiva pode ocasionar formação de cálculos renais.
O ácido ascórbico necessário para manter e produzir o colágeno pode ser encontrado em frutas cítricas e folhas vegetais cruas como laranja, limão, acerola, morango, brócolis, repolho entre outros.
As DRI’s recomendam 60mg de Vitamina C diariamente para indivíduos saudáveis, já os fumantes podem necessitar de uma quantidade superior.  Vale salientar que cada organismo possui características individuais e por isso o melhor é a procura de um nutricionista para ter certeza de suas doses diárias.


FONTE: VANNUCCHI, H. Ciências Nutricionais.

Um comentário:

Unknown disse...

Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e ví as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
Se resolver se hospedar por lá , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
Se precisar de algo é só gritar ,moro entre as montanhas e por lá tem eco.
Meu nome é Valeria , mas pode gritar KIM ...que é meu apelido!

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!