Como os hábitos alimentares interferem no funcionamento do organismo?

Posted Posted by Daniela Sousa in , Comments 0 comentários


 

Estamos cansados de ver por todos os lados nutricionistas e, por vezes outros profissionais da saúde dando dicas para uma alimentação saudável, mas tem sido sempre as mesma frases: coma sempe frutas e verduras, beba bastante água, evite isso... aquilo. O que estes profissionais esquecem é que eles sabem o porquê de tais recomendações, mas há pessoas que não sabem. Esta falta de informação completa pode interferir nos hábitos alimentares. É necessário conhecer a importância do consumo de certos alimentos e por que evitar outros para a reeducação alimentar. Desta forma segue algumas dicas de hábitos saudáveis entendendo por que certos costumes prejudicam tanto a saúde.


- É importante fazer 6 refeições diárias com intervalos de aproximadamente 3 horas. 
Desta forma evita-se um jejum prolongado. Nosso organismo tem seu instinto de sobrevivência, por isso ele armazena energia como método de segurança. Se o organismo percebe que há um intervalo grande entre as refeições, naturalmente ele vai armazenar mais energia que o necessário para suprir esse intervalo de tempo. Muita energia armazenada resulta de uma gordura localizada a uma obesidade. Por outro lado, se o jejum for muito prolongado as resevas de glicose vão se esgotando e o organismo começa a utilizar proteínas e lipídeos como fonte energética diminuindo o metabolismo basal.

- Lembre-se sempre de beber água entre as refeiões.
Nosso corpo é constituído por 65% de água e que deve ser renovada continuamente para o bom funcionamento o organismo. A água ajuda no trânsito intestinal evitando problemas de constipação, facilita a eliminação de toxinas que se acumulam no organismo, lubrifica as articulações permitindo melhor movimetação entre os ossos, Evita desidratação, cansaço, pele e cabelos secos e dores de cabeça. Pois é, muitos tem problemas de dores de cabeça e não sabem que é por falta de água e vivem tomando remédios sem saber que o melhor remédio é beber água para aumentar a volemia do organismo. 

 - Beba água ou sucos 1 hora antes das refeições.
Os líquidos diluem o suco gástrico e isto diminui a acidez estomacal, porém o estômago precisa desta acidez para digerir as proteínass

- Prefira consumir frutas in natura a sucos.
As frutas in natura são ricas em fibras. As fibras auxiliam no funcionamento intestinal ajudando a eliminar os resíduos, previnem doenças.  Elas ainda podem ajudar no emagrecimento, isto por que as fibras além de proporcionar um efeito de saciedade, elas ajudam na absorção de carboidratos regulando a assimilação de açúcares e gorduras no organismo. Em sucos grande quantidade de fibra é perdida. Além de que consumir a frua n natura evita utilizar açúcar. Acúcar tem energia acima do necessário e essa excesso de energia causa depósito de gordura visceral e causa envelhecimento precoce, pois o açúcar se prende às proteínas de colágeno tornando-o rígido e inflexível e gerando o enrugamento da pele.


Por enquanto ficamos com essas dicas. Espero que aproveitem e comecem a repensar de que forma você está comendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!