Pontos chaves para uma ALIMENTAÇÃO segura.

Posted Posted by Daniela Sousa in , Comments 0 comentários



Você já ouviu falar em DTA's? São as doenças causadas por alimentos, cujos sintomas são diarréia, vômito, febre e náuseas. Por isso segue 5 passos para uma alimentação segura que te ajudará a preveni-los dessas doenças.


1. Mantenha a higiene
É importante fazer a higienização correta dos alimentos para prevenir algumas doenças causadas por microrganismos. Higienizar não é apenas lavar, mesmo que seja com água e sabão. É fazer também a sanitização dos vegetais, pois estes são carreadores em potencial de bactérias, vírus e ovos vermiculares.
Como sanitizar de maneira correta?
Adicione 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (cloro) em 1 litro de água. Coloque os vegetais na solução clorada por 15 minutos. Depois lave e armazene em local limpo.

2. Separe os alimentos crus dos cozidos
Quando estiver preparando suas refeições não coloque os alimentos que já estão cozidos com os alimentos que ainda estão crus, para que não aconteça a contaminação cruzada. Os alimentos cozidos já passaram por um tratamento térmico e as bactérias que existiam, exceto as toxinas, já foram eliminadas. Os vírus e bactérias andam em suspensão no ar, mas apenas por uma certa distância. Se você coloca esses alimentos próximos há o risco de um contaminar o outro.

3. Cozinhe muito bem os alimentos
Algumas bactérias são resistentes a determinadas temperaturas, por exemplo a salmonella que só é inativada a 60° por no mínimo 15 minutos. Há também pessoas que gostam de carnes mal passadas, mas há um problema, por exemplo com carnes de porco em que pode estar presente alguns cisticercos (uma larva da taenia em determinado estágio de vida que se aloja na medula óssea e no cérebro humano causando a neurocisticercose). 

4. Mantenha os alimentos em temperaturas seguras
A temperatura ambiente é sempre a mais favorável a proliferação de microrganismos, portanto além de manter os alimentos em temperaturas seguras é importante que este alimento também esteja sob refrigeração ou congelamento e os já preparados não devem ficar mais de duas horas em temperatura ambiente.

Temperaturas acima de 60ºC a maioria dos microrganismos morre ou não se multiplica e em temperaturas abaixo de 10ºC quase não se multiplicam.

5. Use água tratada e ingredientes seguros.
O caminho que a água percorre até a nossa casa é muito inseguro. Neste percurso pode haver canos quebrados favorecendo a contaminação da água. Por isso beba sempre água filtrada ou fervida. Nunca use produtos que estão com a embalagem violada e sempre guarde os alimentos limpos e em local seguro.
Esses 5 passos irão te ajudar numa alimentação segura e prevenir as DTA's.



Fonte: Anvisa






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!