Utensílios domésticos e suas implicações nutricionais

Posted Posted by Daniela Sousa in Comments 2 comentários



A culinária é, indubitavelmente, uma arte inebriante que exige mais que artifício para torná-la assimilável. Na hora de caprichar nas preparações geralmente é indispensável o uso de utensílios como as panelas. Estas são confeccionadas por uma variedade de materiais metálicos que em temperaturas extremas tem implicações nutricionais desejáveis ou indesejáveis devido a possível migração dos metais dos utensílios para o alimento preparado. doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer.
Essa transferência em utensílios de ferro é relativamente benévola, visto que o ferro migrante possui uma boa disponibilidade ao organismo e ajuda a minimizar moléstias decorrentes da deficiência deste nutriente. Da mesma forma pode ocorrer o evento contrário e elementos indesejáveis que compõem determinados utensílios migram para o alimento como no caso das panelas de alumínio e aço inox. Esta é formada por ferro, cromo e níquel. O níquel é um metal muito tóxico ao organismo e embora sua distribuição na dieta a partir de tais objetos domésticos seja pequena não significa que seja isenta e a pequena quantidade de níquel liberada para os alimentos preparados causa danos à saúde. Já as panelas de alumínio liberam facilmente o metal e contamina os alimentos, sendo assim o alumínio fica disponível na dieta em quantidades além do normal. Vale lembrar que este elemento está associado à

Conhecendo um pouco sobre cada utensílio fica confuso decidir qual é mais propício a uso. Esta é uma decisão singular, pois envolve questões culturais, econômicas entre outras, mas nem por isso posso deixar de fazer uma análise que possa direcionar o melhor caminho a quem preferir.

As panelas de ferro embora disponibilizem um nutriente indispensável ao ser humano, ela já não é a melhor opção devido o custo elevado, peso e acesso. Entre as outras a menos prejudicial é a de aço inox, desde que usada corretamente. Lembrando que pessoas sensíveis ao níquel não devem usá-las.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana o blog, iniciativas como estas mudam a perfil de nosso País. Parabéns!!! Estou aqui para contribuir!!! Grande abraço!

Daniela Sousa disse...

Obrigada, Dra Ana.
Seja bem vinda!

Postar um comentário

Obrigado pela colaboração!